2 de janeiro de 2018

Desafio 12 Meses Literários 2018

Tempo de leitura:


- Olá, queridos!

Ano passado eu cresci muito como leitora e me desafiei bastante participando do Desafio 12 Meses Literários. Embora alguns temas fossem "tranquilos" outros eram realmente complexos e que me tiraram da zona de conforto, me fazendo conhecer livros que não estava habituada a ler. E isso foi fantástico! Vocês podem conferir minha participação e todos os livros que li para o desafio clicando aqui

E agora é hora de falar dos temas deste novo ano que começou! :D Se achei os temas do ano passado difíceis em alguns meses, não sei nem o que dizer sobre os de 2018.kkkkkkk... Quebrei minha cabeça com alguns.rs Mas a lista já está prontinha e tudo o que necessito fazer é me desejar sorte!rsrs E comprar os livros que ainda não tenho, claro! 



JANEIRO: Dom Casmurro - Machado de Assis (Resenha aqui)
FEVEREIRO: Sidney Sheldon (Resenha aqui)
MARÇO: A Promessa da Rosa - Babi A. Sette (Resenha aqui)
ABRIL: O Caçador de Pipas - Khaled Hosseini (Resenha aqui)
MAIO: A Filha - Jane Shemilt (Resenha aqui)
JUNHO: Segredos de Uma Noite de Verão - Lisa Kleypas (Resenha aqui)
JULHO: Do Amor e Outros Demônios - Gabriel García Márquez (Resenha aqui)
AGOSTO: Fortaleza Digital - Dan Brown (Resenha aqui)
SETEMBRO: Herdeiro Inesperado - Sharon Kendrick (Resenha aqui)
OUTUBRO: Ladrão de Almas - Alma Katsu (Resenha aqui)
NOVEMBRO: Harry Potter e o Cálice de Fogo - J. K. Rowling
DEZEMBRO: A Utopia - Thomas More (Resenha aqui)

- Pelo menos metade das minhas escolhas são arriscadas.kkkkk... Livros que estou apostando de olhos fechados, seja porque só encontrei aquele livro para o tema ou porque já o tinha como desafio para 2018, como tentativa de me tirar da zona de conforto outra vez, de me fazer ler outros tipos de histórias. Tentei repetir alguns livros já selecionados para o Desafio Mensal, mas, como vocês podem ver, 8 dos livros não faziam parte dele. Vou precisar de muita sorte!rsrs

Na hora de escolher o livro para fevereiro, tive enormes dificuldades. Não guardo datas de aniversário nem de parentes e amigos (eu tento, mas só sei pouquíssimas datas de memória), quanto mais de autores, por mais amados que eles sejam! Tinha uma suspeita de que o SS fazia aniversário em fevereiro (ele faleceu em 2007, mas isso não muda nada) e foi um alívio confirmar, pois assim sei que autor lerei. O problema é qual será o livro. Porque já li praticamente tudo que ele escreveu, exceto alguns infantojuvenis e sua autobiografia. Portanto, ainda não decidi o que lerei, só que será SS. 

- O Caçador de Pipas é apenas um dos tantos livros que tenho parados na estante. Quero muito ler o livro, mas tenho pânico dele. Não sei bem o motivo. E sem sombra de dúvidas o maior desafio de todos será ler Do Amor e Outros Demônios do autor Gabriel García Márquez. Eu não tinha nenhuma intenção de ler o autor este ano. Nem no próximo. Estava tentando escolher o momento certo, vez que um dia tive livro dele aqui em casa e me desfiz, porque julgava que não fazia o meu "estilo". O livro que eu tinha era... nada mais nada menos que.... Cem Anos de Solidão!!!kkkkkk... Não me matem por dar fim no livro!rsrs Na época, eu realmente acreditava que o livro estava apenas ocupando espaço e merecia ser passado para alguém que fosse lê-lo. Ao mesmo tempo também me desfiz de Lolita (é de outro autor), e esse sim não me arrependo de ter trocado. 

O autor de Cem Anos de Solidão só entrou no desafio porque não encontrei outro.kkkkkkk... Que livro foi publicado no ano em que nasci, pelo amor de Deus?! Não detesto o autor nem nada, gente! Longe disso! Só que existem autores que me dão medo, que sinto não estar preparada para ler e o Gabriel é um deles. 

Quanto ao livro A Utopia... Quem já assistiu Para Sempre Cinderela?! É um dos meus filmes preferidos de toda a vida e já assisti vezes sem conta. E me dava uma curiosidade grande conhecer o livro mais querido pela protagonista, nossa Danielle. Era o livro que o pai dela amava e tudo o que tinha restado dele. Numa cena cruel no filme, sua madrasta ataca o livro no fogo após uma discussão com a enteada. Nunca pude esquecer o livro e decidi que este ano é o momento de conhecê-lo. Quero entender por que a Danielle o ama tanto! 

- A escolha do livro de outubro não é uma trapaça!rs Vocês bem sabem que Luna é meu pseudônimo bem como um apelido que surgiu por conta de amigos. Já revelei isso aqui em algum dos meus posts anteriores. A inicial do meu nome não é "L", mas considerando que Luna já faz parte de mim há tantos e tantos anos, optei por escolher um livro que começasse com a letra "L". 

Então é isso. Que tal também participarem do desafio?! É uma experiência única, que realmente nos acrescenta muito como leitores, nos faz conhecer livros novos e incríveis e abre portas para que tenhamos a coragem de arriscar mais, de apostar em outros gêneros e autores. :)

Deseja participar do desafio? Acesse o grupo no facebook clicando AQUI

O post será atualizado ao longo do ano, conforme eu publique as resenhas dos livros lidos. 

Leitora apaixonada por romances de época, clássicos e thrillers. Mãe da minha eterna princesa Luana e dos meus príncipes Celestino e Felipe (gatinhos filhos do coração). Filha carinhosa. Irmã dedicada. Amiga para todas as horas. Acredita em Deus. E no poder do amor.

4 comentários:

  1. Adorei esse desafio, acho que vou fazer também hehe
    Parabéns pelo blog, já estou seguindo para poder acompanhar as novidades <33

    www.papomoleca.com.br

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada! :)

    Participe sim! É um desafio maravilhoso!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Oies!!

    Menina, você vai amar o livro da Babi <3 é lindo demais hahah *-* Eu sou uma mega fã dela!
    Ah esse livro da Lisa também é uma gracinha, li tão rápido, mas tão rápido que fiquei triste quando acabou. HSUHAUSHAUS.

    Fiquei muuuuito feliz em ver que você vai participar esse ano e tenho certeza que vai ser um sucesso!

    Beeijinhos,

    ResponderExcluir
  4. Olá, Ana Paula!

    Será minha primeira experiência com a autora. Estou cheia de expectativas. :D

    Obrigada! Amo este desafio!

    Bjs!

    ResponderExcluir

Seus comentários são sempre bem-vindos! E são muito importantes para o blog!

Topo