6 de agosto de 2016

A Escolha - Kiera Cass

Tempo de leitura:
(Título Original: The One
Tradutor: Cristian Clemente
Editora: Seguinte
Edição de: 2014)

Série A Seleção - Livro 3


Quando foi sorteada para participar da Seleção, America não imaginava que chegaria tão perto da coroa - nem do coração do príncipe Maxon. Com o fim do concurso cada vez mais próximo, e as ameaças rebeldes ao palácio ainda mais devastadoras, ela se dá conta de tudo o que está em risco e do quanto precisará lutar para alcançar o futuro que deseja. 

America já fez sua escolha, mas ainda há muitas outras em jogo... Aspen, seu antigo namorado, terá de encarar um futuro longe dela. E Maxon precisa ter certeza dos sentimentos da garota antes de tomar a grande decisão, ou acabará escolhendo outra concorrente. 


Palavras de uma leitora...



"Eu estava encurralada por todos os lados, perdendo tudo o que sempre fora importante para mim."

- Tantos acontecimentos... Ainda me custa crer que tanta coisa se passou em tão poucas páginas. Foram reviravoltas de tirar o fôlego e partir nosso coração. Ansiava pelo desfecho da história, mas não imaginava que sofreria tanto quando o momento chegasse. 

Após terminar de ler A Elite, eu corri para a continuação, mais do que desesperada para saber como tudo terminaria. Claro que sabia que America ganharia. Que ela conquistaria o coração do nosso mocinho. Apesar de todos os problemas e de tudo que estava contra eles, não tinha dúvidas de que ela seria a escolhida. Só que... muita coisa se passa antes disso. A Escolha é um livro intenso, arrebatador, leve e profundo, divertido e angustiante. Eu ri muito, gargalhei com algumas cenas. Mas também chorei. E tenho a sensação de que falta um pedaço de mim. 

"Pensei que estivéssemos entendidos depois do abrigo. Mas parecia que tudo tinha ficado mais complicado do que antes, quando eu ainda tentava decidir o quanto gostava dele. Eu não sabia o que isso significava para nós. Nem se ainda havia um nós com que valesse a pena me preocupar."

- Para quem não leu os livros anteriores, é claro que esta resenha terá spoiler.rs

Em A Elite, após os tristes e chocantes acontecimentos que tiraram Marlee, melhor amiga de America, da Seleção, e a fizeram ser açoitada em público, apenas cinco garotas restaram. A saída de Marlee foi um ponto impactante na história não só para ela, mas sobretudo para America e sua posição diante dos olhos da população de Illéa, que se voltou contra ela, considerando-a cúmplice da traição de sua amiga. 

Marlee jamais quis conquistar o coração do príncipe. Seu segredo mais bem guardado era o amor que sentia por um dos guardas do palácio, alguém com quem ela pretendia passar o resto da vida. Determinada a ficar até o momento que Maxon a eliminasse, para que assim pudesse ver todos os dias o homem amado, Marlee não pensou nas consequências de sua decisão, pois um momento de descuido foi o suficiente para quase acabar com a vida dela e de Carter.

Ao serem flagrados num momento íntimo, ambos foram condenados à morte por traição. Não querendo que alguém morresse por causa de leis que ele próprio não aprovava e considerava desumanas, Maxon perdoou suas vidas, mas seu pai e o povo de Illéa jamais permitiriam que tal crime passasse impune e assim o casal foi condenado ao castigo físico... sendo ambos açoitados à vista de todos. Inclusive de America que nem numa outra vida seria capaz de ver tamanha crueldade sem fazer nada. Ao inferno com o rei e suas leis! Porque ela lutaria com unhas e dentes para defender aquela que foi como uma irmã para ela em cada dia que passaram juntas naquele lugar. E foi exatamente o que ela fez. Lutou. Uma luta em vão... que só causou mais sofrimento a todos que se importavam com as duas. E fez o povo clamar para que ela fosse eliminada da Seleção. Afinal de contas, uma jovenzinha que se atrevia a tentar poupar uma "criminosa" de seu castigo, que eles consideravam pouco diante da monstruosidade do seu crime, jamais seria digna de se tornar princesa. Ninguém ali parecia enxergar que o único pecado de Marlee tinha sido amar...

O que acontece com Marlee afeta diretamente a relação entre America e Maxon, que sempre foi muito frágil diante das complicações da seleção e dos sentimentos que ela ainda possuía por Aspen. Quando finalmente parecia que eles iriam se acertar e que ele a escolheria, a crueldade do que acontece com sua amiga a abala profundamente, fazendo-a pôr em dúvida tudo o que sabia sobre o homem que estava começando a amar e que até então ela acreditava ser uma boa pessoa. Mas como alguém poderia permitir que outra pessoa passasse por tamanha dor sem fazer nada para impedir? Ela implorou. Suplicou aos gritos que ele parasse com aquilo, mas Maxon não quis ouvi-la. E isso construiu um abismo entre eles... e parecia que ponte alguma seria capaz de fazê-los achar o caminho de volta um para outro. 

"- Depois de todo esse tempo, ainda sinto que há um abismo entre nós. A Seleção o obrigou a entregar seu afeto em pedaços. Nunca terei você por completo. Nenhuma de nós terá.
Novamente, me esforcei para escapar de suas mãos, mas dessa vez ele não tentou me segurar."

- As acusações, indecisões e frieza de nossa mocinha acabam por jogar Maxon na direção das outras garotas, que estavam mais do que dispostas a consolá-lo e fazê-lo enxergar que America não seria a escolha certa. Que ela jamais o amaria e aceitaria como quaisquer das outras. Magoado e desejando que, ao menos uma vez na vida, alguém o compreendesse e amasse, Maxon se aproxima cada vez mais de Kriss, aumentando seriamente a distância que existia entre ele e America. 

Confusa com as atitudes de Maxon e sua incapacidade para entender tudo o que se passava com ela, America chega à conclusão de que o mais seguro seria retornar para Aspen. Esquecer de uma vez por todas tudo o que havia vivido no palácio e fingir que jamais conhecera o príncipe. Que tudo não passara de um sonho que chegara ao fim. Não queria ser princesa. Jamais desejou tal coisa. E não suportaria toda a angústia e injustiça que viriam junto com o título. Se em algum momento quis ganhar, foi por ter conseguido ver além do que ele mostrava aos outros. Foi por ter enxergado um ser humano por trás da máscara de aparente indiferença. 

"[...] É só que, quando estamos juntos, sinto que sou America. Não uma casta ou parte de um plano. Também não o vejo como alguém distante. Ele é apenas ele, e eu sou apenas eu."

- Porém, mesmo acreditando que no fim acabaria por perdê-la, Maxon não desiste de America e tenta encontrar a maneira de fazê-la voltar a confiar nele... e, o mais importante, aprender a amá-lo. Só que mesmo quando voltam a aproximar-se e a parecer mais unidos do que nunca, as inseguranças de ambos acabam por fazê-los pagar um alto preço... 

"Ele abriu os braços, e eu me joguei neles. Maxon me abraçou em silêncio, acariciando meus cabelos. Queria poder apagar tudo e ficar apenas com aquele momento, aquele breve segundo em que ele eu sabíamos o quanto significávamos um para o outro. 
- Por favor, não chore, querida. Eu pouparia suas lágrimas o resto da vida, se pudesse. 
- Eu nunca mais vou ver você." [Trecho do livro A Elite]

- No final de A Elite, levada pelos ciúmes que sentia por Maxon e a revolta por descobrir tudo que havia por trás do sistema de castas e da monarquia que governava seu país, America toma a decisão de contar ao povo toda a verdade que conhecia. Começando por sugerir à população o fim das castas, ela tenta expor a sujeira oculta nos diários do primeiro monarca de Illéa, mas é impedida pelo rei e expulsa da Seleção. 

Lutando pela mulher que amava, Maxon enfrenta o pai para defender America de sua maldade e impedi-lo de afastá-los, mas todos os seus esforços de nada servem. Maxon acaba por receber no lugar dela a surra que o rei pretendia lhe dar. A vida inteira, ele havia apanhado do pai, que acreditava que aquela era a melhor forma de tratá-lo e mantê-lo sob seu controle. Cada tentativa de rebeldia lhe custava muito caro. As marcas em suas costas eram a prova de todas as vezes em que tentara se libertar e fazer o que considerava certo. Daquela vez, não foi diferente. Jamais permitiria que o pai a machucasse como o havia ferido por tantos anos. Além de receber a surra em seu lugar, Maxon percebe que não existiria maneira de manter America ao seu lado. E então, aceita o fim. Despedindo-se para sempre da única mulher que havia chegado a amar...

Mas certas reviravoltas, forçam o rei a reconsiderar sua decisão. Poderia odiar America com todas as suas forças e desejar vê-la morta, mas sabia perfeitamente que se ela fosse embora as chances de perder Maxon seriam enormes. Para manter o filho ao seu lado e concentrado em suas obrigações, ele sabia que ela precisaria ficar. Mas que ninguém tivesse dúvidas de que ele faria até o impossível para que ela não fosse escolhida...

"Pela primeira vez, meu sentimento era sólido. Não tentava me distanciar, apegada a Aspen e a todas as dúvidas que vinham junto. Não estava me envolvendo com Maxon e, ao mesmo tempo, mantendo um pé na porta para o caso de ser rejeitada. Simplesmente deixei as coisas acontecerem.
Eu o amava."

- Em A Escolha os laços entre America e Maxon se tornam mais fortes, apesar das inseguranças ainda permanecerem. Levada pelo medo dele, no fim das contas, acabar por partir seu coração e se casar com outra, nossa mocinha não consegue se entregar por completo, mantendo a parte mais importante de si mesma protegida, e assim aumentando as dúvidas de Maxon e impedindo-o de confiar nela o suficiente para encerrar a seleção e pedi-la em casamento. America sempre lhe pediu tempo... Agora, era ele quem necessitava de tempo para acreditar que o amor que ela sentia pelo ex tinha acabado... que ela seria capaz de amá-lo e ser feliz ao seu lado. Mas tempo, definitivamente, era tudo o que ninguém ali teria...

" — Olhe para mim, America.
Pisquei algumas vezes e olhei para ele. Mesmo com a dor, ele abriu um sorriso.
— Pode partir meu coração. Mil vezes, se desejar. Sempre foi seu para machucar como quiser."

- Nesta terceira e última parte da história do casal, além das intrigas e todos os medos que sempre o fazem dar um passo atrás... ameaçando sua relação, America e Maxon enfrentam problemas ainda mais sérios quando os ataques dos rebeldes do sul se tornam mais violentos e o número de mortes cresce. Os rebeldes não só queriam destruir a monarquia, queriam também que a Seleção acabasse e para tanto passaram a atacar a família das garotas, provocando terror na população e assassinatos que marcarão para sempre a vida de todos. Incluindo a de nós leitores. 

"— Você… não sente repulsa? — ele perguntou, hesitante.
— O que você quer dizer?
— Minhas costas.
Acariciei seu rosto e olhei bem fundo em seus olhos, para não deixar dúvidas sobre meus sentimentos.
— Maxon, algumas dessas cicatrizes estão nas suas costas para que não estivessem nas minhas, e eu amo você por isso."

- Este é, sem sombra de dúvidas, o melhor e mais triste livro desta série. Chorei pelo casal, chorei pelas outras garotas... chorei por tantos personagens que é bem provável que tenha esgotado o meu estoque de lágrimas.rs A série começa de maneira superficial, com personagens imaturos que não tinham muita noção do que exatamente queriam para suas vidas e muito menos com forças suficientes para lutar pelos próprios sonhos. Mas ainda no primeiro livro percebemos o crescimento começar a acontecer... Em A Elite, é evidente o amadurecimento não só do casal, mas também de outros personagens da série. E temos a oportunidade de conhecê-los melhor. De enxergá-los como pessoas, com qualidades e defeitos. Mas é somente neste último livro que eles atingem o ponto em que são capazes de perceber tudo o que era realmente importante para cada um deles. Quais sonhos queriam realizar e quais poderiam deixar para trás. É aqui que eles resolvem lutar. Por eles mesmos. Por suas vidas. E é delicioso e ao mesmo tempo muito doloroso acompanhá-los. Não creio que algum dia serei capaz de esquecer cada um deles, até mesmo o rei com sua tirania dos infernos. Penso que esses personagens estarão sempre em minha memória. E jamais vou aceitar o fim de alguns deles. Não seria capaz. 

"Olhei nos olhos dele; podia sentir as lágrimas ameaçando sair. Como digo adeus para você?"

- Uma das coisas consistentes nesta história, que ora me irritava ora me emocionava, foi o amor da mocinha pelo Aspen. Sim, eu acredito que foi amor. Um amor de menina, um amor puro, suave e idealista, mas ainda assim amor. Ela não o tinha amado como veio a amar o Maxon depois. Não foi com o mesmo desespero ou a mesma profundidade, mas o amou demais. E não nos convenceria se ela de uma hora para a outra deixasse de se importar com ele ou vice-versa. O que existia entre eles era forte e ainda que seu coração pertencesse ao Maxon e o Aspen também viesse a amar outra pessoa, eles seguiriam sendo muito importantes um para o outro. Ele sempre estaria ali para ela, capaz de dar a própria vida para protegê-la... e o mesmo se passaria com ela. Não era uma história que pudesse terminar. E eu entendo isso. A relação entre os dois era muito linda. Por mais incrível que possa parecer, eles ficaram ainda mais conectados após terminarem. Eu senti muita raiva do Aspen em certos momentos, por ele colocá-la em perigo cada vez que tentava se aproximar, uma vez que ambos sabiam que qualquer contato que tivessem poderia fazê-los ser acusados de traição e condenados à morte. Nesses momentos, quando meu coração quase saía pela boca temendo que o rei descobrisse que eles tinham um passado e se aproveitasse disso para destruir a America, eu sentia ânsias de esganar o Aspen. Mas com o tempo... pude perceber que colocá-la em perigo era algo que ele jamais desejou. Ele era o seu eterno protetor. E seria assim até o último dia de sua vida. Não pude não amar a história entre esses dois. 

- O desfecho desta história não é só alegria. Embora as páginas finais tenham me feito sorrir encantada e tenham me emocionado, não pude me livrar do sentimento de tristeza por certas coisas. Acaba por ser um final agridoce. E inesquecível. 

- Por que eu digo que a história entre o casal termina aqui? Ocorre que a partir do 4º livro da série, conheceremos a história da filha deles, que viverá sua própria Seleção. Só me pergunto se conseguirei amar a história dela tanto quanto amo a dos seus pais.rs

"— Maxon Schreave, eu amo você. Eu amo você.
— E eu amo você, America Singer. Amo você com todo o meu coração."


Série A Seleção

3- A Escolha
4- A Herdeira
5- A Coroa

Leitora apaixonada por romances de época, clássicos e thrillers. Mãe da minha eterna princesa Luana e dos meus príncipes Celestino e Felipe (gatinhos filhos do coração). Filha carinhosa. Irmã dedicada. Amiga para todas as horas. Acredita em Deus. E no poder do amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são sempre bem-vindos! E são muito importantes para o blog!

Topo