6 de dezembro de 2015

Tag: Liebster Award

Tempo de leitura:



Olá, queridos!

Fui convidada pela Beta, do blog Literatura de Mulherzinha, para responder esta tag. Adoro participar desses desafios, embora eles sejam realmente desafiantes em certos momentos.kkkkkkkkk... 

Como funciona?

Você é escolhido para compartilhar 11 fatos sobre você;
Responder 11 perguntas feitas pela(o) blogueira(o) que te indicou;
Elaborar 11 perguntas para serem respondidas pelos 11 blogs escolhidos por você.


11 fatos sobre mim

1- Sou péssima para falar sobre mim.kkkkkkkkkk... 

2- Sou completamente apaixonada por gatinhos. Na verdade, gosto muito dos animais em si e sinto um carinho especial por cachorros também, mas os gatos são minha paixão. 

3- Tenho uma gatinha que está comigo desde abril deste ano. Ela foi jogada na rua dentro de um saco de lixo e por obra do destino eu a encontrei. Ou ela me encontrou, não sei.rsrs Eu estava passando por um momento em que realmente precisava do amor que ela estava disposta a me dar, da luz que ela trouxe para minha vida. Embora ela se dedique, dia após dia, a destruir todas as minhas coisas.kkkkkkk... 

4- Amo sorvete de flocos, mas tenho uma queda pelo de prestígio também. 

5- Gostaria de viver no campo, rodeada pela natureza, pela paz e liberdade que não se encontra na cidade. 

6- Entre músicas, livros, novelas, filmes e séries de TV, fico com os cinco.rsrs 

7- Florencia Bonelli tem um lugar exclusivo e imutável no topo da minha lista de autores preferidos. Desde que li O Quarto Arcano sou sua fã incondicional. Por mais que às vezes ela faça de tudo para me fazer voltar atrás.rs

8- Adoro ler romances de amor, quanto mais apaixonantes e intensos melhor. Porém os suspenses, policiais e thriller psicológicos me "chamam" e não é possível resistir a eles. O que me faz passar várias noites em claro ou ser atormentada por pesadelos mesmo semanas após a leitura. 

9- Para mim, os personagens dos livros (sobretudo dos meus preferidos) são reais. Os vejo como pessoas e me importo com eles como se de fato eles existissem. Mas na verdade eles existem, não é mesmo? :)

10- Trato os meus livros como se eles realmente tivessem vida... possuíssem coração (sei... nunca disse que era uma pessoa normal). Estou sempre limpando-os, trocando-os de lugar, acariciando-os e até mesmo converso com eles de vez em quando.kkkkkkk... Não gosto que meus livros sejam "feridos" e para mim eles não são substituíveis. Podem existir um milhão de livros iguais, mas para mim aquele que está na minha estante (ou no meu baú... ou em qualquer parte da minha casa) é único. É por isso que não fico muito contente quando me pedem livros emprestados.rsrs E raramente empresto. Só mesmo para pessoas que eu sei que são cuidadosas. E que vão me devolver meus "filhos" inteiros.kkkkk

11- Com frequência visito histórias que já li. Abro os livros nos trechos que mais me marcaram e viajo novamente para dentro da história daqueles personagens... ainda que não leia o livro todo de novo. Apenas um trecho me faz reviver todos aqueles momentos... de novo... e de novo. 


Perguntas da Beta

1 – Fale sobre uma decepção literária que você viveu.

Felizmente, tive poucas decepções literárias na vida. Embora as que tive tenham sido marcantes. Uma das piores foi com o livro Entre Dois Amores da autora Janelle Taylor. Sei que há quem ame essa história e o livro não é ruim só porque eu não gosto dele, mas me decepcionou demais. A protagonista tomou uma decisão que eu considerei imperdoável. Ela foi de um egoísmo tão grande que eu não suportei mais ter o livro perto de mim. Me desfiz dele para não destruí-lo. E nunca mais li nada da autora. 

2 – “Prefiro livro às pessoas”. Até que ponto isso é aplicável à sua vida?

Nossa!rs Acho que isso é muito aplicável à minha vida. Não é que eu seja antissocial ou algo do gênero. Mas são poucas as pessoas com as quais realmente estabeleço laços de amizade... são poucas as pessoas que gosto de ter perto de mim. O mundo está tão bagunçado e quando me deparo com certas situações, com tanto egoísmo e falta de amor, realmente "prefiro livro às pessoas". Acho que os livros acabam por ser mais humanos. 

3 – Que livro você ama tanto que indica para todo mundo que te pede uma sugestão?

O Quarto Arcano da autora Florencia Bonelli.rs Já perdi a conta de quantas vezes indiquei esta história. Não me canso de recomendar. É uma história dividida em duas partes e que tem muitos temas polêmicos e há quem não goste do meu querido Roger, há quem o odeie, mas para mim é um livro "rico", que nos acrescenta e nos apaixona como poucos. E o Roger é inesquecível. Ele cresce muito ao longo da história e é fascinante acompanhar esse amadurecimento, vê-lo aprendendo com o amor (mas também com a dor) o que realmente é importante nesta vida. 

4 – Qual livro/série você achou que nunca leria e terminou lendo?

A Menina que Roubava Livros, do autor Markus Zusak. Fugi durante muito tempo desta história. Tinha um medo muito grande de lê-la, mas acabei por ler e amar. Embora seja uma história que me levou às lágrimas e me fez sofrer demais. 

5 – Que autora (autor) você indicaria para escrever uma história inspirada na sua vida?

Embora ame demais a FB, se fosse para escrever uma história sobre a minha vida... eu gostaria que a Judith McNaught fizesse isso. Porque ela pega mais leve com seus personagens.kkkkk... Além de ser uma escritora tão talentosa quanto a FB. 

6 – Se você pudesse viver a história de um livro, qual seria? Por quê?

Ai! Isso é muito complicado de responder.rs Gostaria de viver a história de tantos livros... estar no lugar de tantas protagonistas... Suspiros... Teria adorado viver a história da Elizabeth no livro Alguém para Amar - Judith McNaught. Porque o amor que a unia ao Ian era capaz de superar qualquer coisa. Um amor que sobreviveu ao tempo, às intrigas, às inseguranças e à dor que um provocou no outro. Apesar de tudo ter estado contra eles desde o princípio, eles sempre encontravam o caminho de volta um para o outro. 

7 – Que lugar ou país um livro te deixou curioso para conhecer?

Foram tantos!kkkkkkkk... Mas sobretudo a Escócia, depois do livro A Viajante do Tempo - Diana Gabaldon. Queria muito conhecer este lugar, passar pelos lugares que Claire e Jamie passaram e encontrar o Jamie em meu caminho. :D

8 – O que mais te incomoda em um livro, a ponto de te fazer detestar ou abandonar a história?

Não gosto de temas como estupro, agressão física e traição. Já até li livros com tais temas e existiram alguns que eu perdoei e até cheguei a amar a história, mas é muito raro isso acontecer. São temas que me irritam, que eu prefiro manter à distância. E o pior é quando autoras queridas colocam estupros e agressões praticados por seus mocinhos e consideram normal, como se não fosse nada de mais eles fazerem essas coisas contra as mocinhas que eles dizem amar. Eles deveriam ser presos e não terminar a história "felizes para sempre" com as mocinhas como geralmente acontece. 

9 – Qual livro da Coleção Vagalume tem um cantinho especial na sua memória afetiva?

Coleção Vagalume??? Já ouvi falar bastante dessa coleção, mas não tive a oportunidade de lê-la ainda. :( 

10 – O que precisa ter em um livro para você não fazer pausas até terminar a leitura?

Um livro me prende, de uma forma que me faz pensar nele o tempo inteiro e devorar suas páginas sempre que os personagens são envolventes, que a história contém "magia", paixão, que um acontecimento puxa o outro e eu fico curiosa para saber como tudo irá terminar. Também me prende quando o sentimento que os personagens sentem chega a ser palpável.rs Quando realmente posso sentir tudo que eles estão sentindo. E aí eu não durmo. Viro a noite lendo, esqueço de comer, beber, estudar, não paro até terminar a leitura. 

11 – Por que você recomendaria às pessoas que desenvolvam o apreço pela leitura?

Porque os livros nos tornam pessoas melhores. Nos fazem amadurecer, enxergar o mundo de uma maneira mais construtiva, compreender melhor as pessoas ao nosso redor. Nos fazem viajar e entrar na realidade de outras pessoas, nos perguntar o que faríamos no lugar delas... Também melhoram a nossa escrita e nossa capacidade argumentativa, nos fazem ter uma noção de mundo mais... abrangente. Mas sobretudo porque ler faz um enorme bem pessoal. Faz bem à alma. 


Minhas perguntas:

1- Que autor (a) você gostaria de ter conhecido pessoalmente, mas isso se tornou impossível? 
2- O que te levou a começar a ler? A ter amor pela leitura? 
3- Já emprestou um livro que possuía um enorme valor emocional e jamais lhe devolveram? O que você fez?
4- Qual livro você sonha em ter, mas ainda não encontrou? 
5- Se tivesse que viajar imediatamente e só pudesse levar dois livros quais levaria? Por quê?
6- Que história não sai da sua cabeça, não importa quanto tempo se passe? 
7- Além dos livros, o que mais lhe apaixona? 
8- Algum livro parece resumir a sua vida? Parece ter sido escrito especialmente para você?
9- Uma música que te lembre a história de um livro...?
10- Uma história que você ama tanto quanto odeia...?
11- Recomende uma história e diga o motivo. 


Indico para responder a tag:

1- Náh - Casinha Arrumada
2- Ana Carolina - Seis Milênios
3- Faby - Adoro Romances de Aracajú
4- Carlita
5- Moniquita
6- Ju - Entre Palcos e Livros
7- Nina - Nina é uma
8- Lexi Oliveira
9- Renata Cristina (do inesquecível Mil Suspiros)
10- Flaveth
11- Você que está lendo este post, sinta-se à vontade para responder, pois também está convidado (a). :D

Leitora apaixonada por romances de época, clássicos e thrillers. Mãe da minha eterna princesa Luana e dos meus príncipes Celestino e Felipe (gatinhos filhos do coração). Filha carinhosa. Irmã dedicada. Amiga para todas as horas. Acredita em Deus. E no poder do amor.

4 comentários:

  1. OBRIGADA, LUNA!!!!!!

    Adorei as perguntas e com certeza vou responder!
    Adorei as suas e me identifiquei com várias respostas! kkkkkkkkkk

    Eu ainda vou conhecer a Escócia e um escocês, CLARO!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Olá, Faby! :D

    De nada, querida. :)

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

    ResponderExcluir
  3. Oi, Luna!

    Muito obrigada pela indicação! A TAG é muito legal e adorei conhecer um pouquinho mais sobre você!

    E, nossa, suas perguntas! Ainda não pensei nas respostas mas já estou vendo que vai ser difícil... haha

    Beijinhos e saudades,
    Inara - Casinha Arrumada

    ResponderExcluir
  4. Olá, Náh! :D

    De nada, querida. Fico feliz que tenha gostado. :)

    kkkkkkkkk... Ansiosa por suas respostas!

    Também sinto saudades!

    Bjs!

    ResponderExcluir

Seus comentários são sempre bem-vindos! E são muito importantes para o blog!

Topo